Hoje veio à Livro Falante Evanildo Fernando Santos de Almeida, biógrafo de José Mauro de Vasconcelos. Eu nunca tinha conhecido tão de perto um biógrafo e também não tinha ideia maior de quem foi José Mauro. Sabia, é claro, do O Meu Pé de Laranja Lima, mas não lembrava que foi José Mauro que me fez chorar tanto com O Veleiro de Cristal, que tanta confusão causou entre minhas amigas com seu Frei Abóbora. Eu não sabia que aquele menino Zezé, tão cheio de fantasia, de meninice mesmo, um dia foi dado, e foi isso que tanto me fez chorar lendo Vamos Aquecer o Sol e que essa é a própria vida do autor.
“Alguns personagens procuram por um autor” (era isso, Menotti?). Evanildo me ensinou isso. Mas acho que preciso dizer para ele o quanto tanto autores quanto personagens precisam de biógrafos. Sim, biógrafos de arrepiar, como ele, que andam pelo mundo tirando da mochila seus maiores tesouros, as fotos, os cartazes, as histórias, as incertezas, as graças pesquisadas e até as não achadas, a vida do autor.
Evanildo contou que José Mauro foi, além de escritor, ator, diretor de cinema, modelo (tinha um físico maravilhoso), desenhista, menino rejeitado, homem rejeitador.
Evanildo está terminando de escrever a biografia de José Mauro. Começa com cheiro de goiaba, vai ter uma oração em que José Mauro faz o seu desejo para o fim da vida, para a velhice. Muito me arrepiou. Ah, se todos pudessem ter biógrafos assim!!!
Eu (Sandra) com o Evanildo e a Naélia, da Livro Falante.
A ilustração dessa versão em capa do dura do
O Meu Pé de Laranja Lima é do José Mauro.
Fico muito feliz em ver Zé se realizando, esse homem lindo, cheio de luz e imaginação.
ResponderExcluirFico feliz por existir o Evanildo que pode nos dar muito do Zé e inclusive sua sincera amizade.
Amor Vera.
Prezada Sandra,
ResponderExcluirMe chamo Rodrigo Fernandes e sou pesquisador em Geografia Cultural pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Como estou a escrever um artigo sobre a obra do José Mauro de Vasconcelos e as informações sobre os escritor -infelizmente - são escassas gostaria de saber como faço para entrar em contato com o Evanildo Fernando. Seria de muita ajuda.
Meu e-mail de contato é oficinadaspalavras@yahoo.com.br
Desde já agradeço pela atenção.
Abraços cordiais.
Rodrigo Fernandes.
Senhora Sandra, esse rapaz que se chama Evanildo, ele participou de algum prêmio da Fundação Odebrechet em 1995 em Salvador? é pq sou amigo dele e gostaria de confirmar.
ResponderExcluirLindoberto Veloso
fisiobetto@gmail.com