Que tal um trecho? - Seleta Fernando Sabino

    A partir de hoje, uma vez por semana, nós vamos aproveitar o espaço aqui no blog pra apresentar aos poucos o nosso catálogo. A intenção é falar um pouquinho da obra e seu(s) autor (es) e disponibilizar um trecho de aúdio pra que você possa conhecer um pouco do trabalho final.
   Começamos então com o audiolivro Seleta de Fernando Sabino, que conta com aproximadamente 2 horas de duração e tem a leitura conduzida por uma trilha sonora especialmente composta pelo paulistano Maestro Amalfi.
   É na voz de Ivam Cabral, um dos fundadores da Cia de Teatro Os Sátiros, que os 29 textos de Fernando Sabino ganham tom e interpretações conforme o enredo de que tratam.
   Para Jorge de Sá, autor do livro A crônica, o estilo de Sabino é característico pelos relatos do cotidiano, com pequenos acontecimentos  que exploram o lado engraçado das coisas e despertam no interlocutor uma visão da essência humana. 
   É o que acontece no conto O homem nu, que narra as desventuras de um homem sem roupa e preso para fora do seu apartamento devido a uma rajada de vento que fechou sua porta. O conto deu origem a um filme homônimo e com roteiro do próprio Fernando Sabino.
  Já em Paulo pede passagem você acompanha as aflições de um viajante que teme passar na alfândega com o vídeo game  que o filho lhe pediu. E em Como eu ia dizendo, um desembargador insiste em contar sua história“...aos solavancos, pela estrada esburacada da memória.” .
   Sabino, que aos 17 tinha decidido ser gramático, na verdade atuou por um tempo como funcionário público. Mas foi como repórter e correspondente na Europa de grandes publicações brasileiras que ele pode exercer sua escrita através de artigos, contos e crônicas.
    Em 1967 chegou a se aventurar no ramo editorial ao fundar a Editora Sabiá em parceria com Rubem Braga. Através dela foram publicados livros de amigos e autores admirados pelos fundadores, como Vinicius de Moraes, Paulo Mendes Campos, Otto Lara Resende, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Cecília Meireles e Clarice Lispector, entre outros nomes.
    Vítima de câncer no fígado, Sabino faleceu em 11 de outubro de 2004, um dia antes de completar 81 anos. Só mesmo quem nasceu no dia da criança poderia pedir que seu epitáfio fosse: "Aqui jaz Fernando Sabino, que nasceu homem e morreu menino".
    Aproveite então pra ouvir o conto O homem nu, presente no CD1 do Seleta Fernando Sabino:



O homem nu - fernando sabino by Livro Falante

Nenhum comentário:

Postar um comentário